Seja bem Vindo



Blogs

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Débora e Jael (Chamadas para a obra)

Gostaria de compartilhar o que aprendi com o Senhor, esse estudo foi Deus que me deu. Espero que possam reter tudo o que for de crescimento para suas vidas espirituais.

Débora e Jael (chamada para a obra)

Juizes 4:4
 "E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo."
Débora = abelha
Baraque = relâmpago
Jael = cabra das selvas

Débora era uma mulher a frente de seu povo, pois na nossa sociedade até mesmo hoje no século 21 existem homens e até mesmo mulheres preconceituosos, quando se trata de mulher na obra do Senhor e ainda usam a bíblia para justificar seus pensamentos machistas, o que não é a verdade de Deus, se assim fosse Deus não teria sido com Débora e dado a vitoria a Israel, e mais ainda não teria sido com Jael.
Na época ser juiz era o mesmo que ser presidente a autoridade daquela nação, assim era Débora ela não hesitou em fazer a vontade de Deus, serviu o senhor de coração entregando tudo a Ele, imagino Débora deixando seus afazeres para atender a população e chegando a noite em casa e cuidando do seu marido sendo uma esposa virtuosa, Deus foi com Débora porque Débora antes de tudo foi com Ele, Deus não tem compromisso com pessoas que não tem compromisso com Ele, podemos até receber bênçãos, mas não receberemos os sonhos Dele para a nossa vida..
Débora se considerava mãe de Israel.


Pedir a Deus conforto e não purificação é apenas lançar sementes de egoísmo que, um dia produzirão outra colheita amarga.
Foi o que o povo de Israel pediu a Deus, livramento de sua escravidão física e não espiritual. Mais um motivo para Deus conceder a vitoria a uma mulher.


"Sabemos que Deus dá as ordens, e também a capacidade de cumpri-las, e devemos obedecer as suas prescrições, quaisquer que sejam as circunstâncias, sentimentos ou conseqüências. Infelizmente não é o que fazemos."
(Warren W. Wiersbe)

Baraque não estava em desacordo dos planos de Deus quando chamou Débora para ir com ele na batalha. As armas eram escassas, e Israel não tinha um exercito preparado, foi um ato de fé mais do que um ato de coragem. Vemos a mão do Senhor quando com uma tempestade o exercito de Sísera foi derrotado. Os carros de Sísera eram de ferro o que era muito pesado, e o lugar da batalha o Ribeiro de Quison era como um vale, Deus usa os vales para nos dar vitória. Com a chuva o ribeiro se encheu impossibilitando o exercito de Sísera de se locomover, além disso, Deus confundiu (deixou em estado de pânico) a mente dos inimigos fazendo com que corresse, o medo veio por que era tempo de seca e uma tempestade os fez temer muito, pois Sísera era experiente e não levaria seu exército para a batalha correndo o risco de uma tempestade, que os faria perder a batalha. Por isso o medo tempestade em meio o tempo de seca.
Sísera correndo para salvar a sua vida chegou à casa de Jael mulher de Héber o qual havia o avisado do planos dos Israelitas, mas Joel mulher sábia deu lhe leite e o fez dormir e após o mesmo ter dormido o matou com uma estaca na fonte e um martelo,assim morreu Sísera pelas mão de uma mulher. Assim Deus entregou a vitoria de Israel pelas mãos de uma mulher.
Joel e Débora atenderam ao chamado de Deus para suas vidas, entregando mais do que esperava no seu tempo, devemos sim ser mulheres, frágeis, doces, meigas mais quando as circunstancias nos pedirem devemos ser como Jael valente e ao mesmo tempo sábia.
Devemos atender o chamado de Deus, deixar ser escolhidos e não apenas chamados, é muito fácil criticar o pastor, e os irmãos dizendo assim é errado, assim não vai dar certo, como fizeram com Neemias, até zombaram dele, mas ele respondeu no versículo 20.

Neemias 2:
20 Então lhes respondi, e disse: O Deus dos céus é o que nos fará prosperar: e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos; mas vós não tendes parte, nem justiça, nem memória em Jerusalém.

Assim devemos colocar nossas mãos e todo nosso ser e tempo a disposição do Senhor, o mundo não gira em torno do nosso umbigo, e cada alma que não for salva nos será cobrado o sangue dela, pois temos vários cargos a serem ocupados na casa do Senhor, se deixe ser um vaso usado nas mãos do oleiro, que faz para Deus recebe pagamento dobrado, mas não faça pensando em ganhar algo, faça por amor...
Débora fazia por amor, Baraque foi covarde, e temos muitos homens assim, Deus não deu vitoria a Baraque e sim a Débora...
A quem tens deixado receber a vitória que é sua?

Marcieli

3 comentários:

  1. Graça e paz!
    Mulheres em Missão

    Parabéns! pelas abençoadas e edificantes postagens e Blog!
    Deus continue abençoando!!!

    Rodolfo.

    ResponderExcluir
  2. muito tremanda essa passagem biblica. por ai se aprende que deus quando quer usa alguem ele nao escolhe graqnde ou pequeno, crianca ou adulto, pobre ou rico, homem ou mulher, ele apenas usa, porque ele e deus e senhor todo poderoso...
    amem...

    ResponderExcluir
  3. Vou copiar e colar no face. Mas vou colocar os devidos créditos. Obrigada por esse texto lindo.

    ResponderExcluir